A educação que nos falta
.jpg)
Você já refletiu sobre o cenário educacional que a maioria das pessoas vive, ou tem acesso? Já parou para refletir que os parâmetros de conhecimento estão defasados?
Atualmente existem 3 tipos de educação que a maioria das pessoas recebem durante a infância, juventude e na vida adulta, são elas:
- Educação básica
- Educação profissional
- Educação financeira.
Educação básica é aquela que está presente quando aprendemos a ler, a escrever e a fazer cálculos, é a nossa iniciação ao conhecimento empírico e ao mundo dos saberes.
Educação profissional, aquela que nos ensina uma profissão, seja através de uma faculdade ou até mesmo de um curso profissionalizante. Que nos permite a inicialização técnica e nos permite agregar algumas habilidades, sejam elas soft skills ou hard skills.
Educação Financeira, esta é a mais importante, pois independentemente de você saber ler e escrever, ou de ter uma profissão, em ambos os casos você vai ter que lidar com o dinheiro. Infelizmente não fomos educados financeiramente, e os dados comprovam isto: o endividamento das famílias registrou a nona alta consecutiva em setembro de 2019 , de acordo com um levantamento divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O percentual de famílias endividadas alcançou 65,1% .Trata-se do maior percentual desde julho de 2013. O indicador considera dívidas com:
- Cheque pré-datado
- Cartão de crédito
- Cheque especial
- Carnê de loja
- Empréstimo pessoal
- Prestação de carro e seguro
Aqueles que deveriam ajudar, acabam colaborando para estes altos índices. Empresas de cartão de crédito e instituições bancárias cobram juros absurdos, diante de uma economia com juros em queda. E isso é ruim para toda a economia, pois o endividado de hoje, consumirá menos no futuro.
Promover a educação financeira e ajudar as pessoas a lidar com o dinheiro deveria ser função primordial tanto nas escolas quanto nas instituições financeiras. De fato, não há o interesse de algumas instituições, diante do que ganham com a ignorância financeira. O que nos resta é utilizar a principal arma que temos para combater este problema: Disseminar o conhecimento.
Nas mentorias com o método Anderson Machado Mentoria Financeira, você encontra e se diferencia dos índices que a maioria das pessoas vivem. Saia docomum, seja um mentorado.
Clique Aqui para saber mais!
Quer saber como investir do jeito certo?
Como você gostaria de saber mais? Escolha uma opção abaixo: