É comum pessoas que investem me perguntarem se a bolsa vai continuar caindo, se o dólar vai continuar subindo, quanto tempo a economia vai levar para se recuperar, se a política vai estragar a economia. Enfim, como será o retorno da economia quando a quarentena acabar?
É claro que todos estes assuntos tem impacto direto no mercado. Todos nós somos afetados pela maneira com que estes assuntos são conduzidos.
Enfim, vou te revelar o que vai acontecer:
A verdade é que ninguém faz ideia do que vai acontecer. Até porque ninguém passou por uma pandemia mundial como a atual. Somos incapazes de prever o futuro, independente do cenário que virá.
É muito bom você ter consciência disso, pois evitará riscos desnecessários. Diante de tantas incertezas é natural e tentador procurarmos ser “experts” e acreditar que sabemos o que vai acontecer com a bolsa, ou procurar “gurus” que tentam te vender falsas verdades, e você acaba acreditando nelas.
Reconhecendo a incapacidade de prever o futuro, é possível você tirar proveito do atual cenário. Gostando ou não do cenário, você precisa fazer escolhas. Em se tratando de seu patrimônio, uma coisa é certa: deixar ele todo parado em poupança ou qualquer outro produto de renda fixa, é perder dinheiro.
Poupança e SELIC pagando mais de 10% ao ano é coisa do passado. E não há sinais de que isso volte. Então é certo: parte de seu patrimônio precisa estar em RENDA VARIÁVEL. É possível investir com inteligência e fazer seus investimentos crescerem, independente de cenário.
Existem muitas empresas sólidas, lucrativas, negociadas a valores atrativos e que seguem crescendo e pagando lucros aos acionistas independente de crise. Mesmo que o dólar continue subindo, mesmo que a inflação dispare, mesmo que novas crises políticas venham (e é certo que virão), estas empresas crescem, e é nelas que você deve investir parte de teu patrimônio.
E quanto seria essa parte? Qual o % a investir em renda variável?
Bom, isso é muito pessoal. Mas você precisa guardar e investir. Guardar é a parte de reserva para emergências. Investir, é destinar parte para comprar ações de boas empresas.
Mesmo que você esteja pessimista com o futuro do Brasil, e pode até ser que você esteja certo, é preciso você entender que empresas sólidas continuarão existindo, gerando lucros, pagando dividendos e crescendo. E você precisa fazer parte disto.
Não sabe como começar? Que tal investir em conhecimento? Estude. Esse é teu maior patrimônio: o teu conhecimento. É com ele que você irá colocar em prática tudo o que aprendeu e irá se beneficiar na escolha de boas empresas.
Um mentor também pode te ajudar neste processo inicial, bem como tua caminhada em direção a tão sonhada liberdade financeira.
Conte comigo!